Blog

Abayomi

23/10/2015

O termo "Abayomi", de raíz Iorubá, significa "Encontro Precioso" e elas consistem em bonecos de pano, feitos sem costuras ou armações internas, apenas com nós e tranças, que servem para acalentar quem é presenteado com elas. Sua origem remonta as terríveis viagens em navios que transportavam pessoas da África para o Brasil afim de que se tornassem escravos. As mães, para acalmar seus filhos, rasgavam retalhos de suas saias e com maestria confeccionavam esses lindos brinquedos que acabavam por distrair seus pequenos. 

O costume é o de não demarcar olhos, boca e nariz, afim de favorecer o reconhecimento das muitas etnias africanas, transformando essa bonequinha em um símbolo de resistência, tradição e poder feminino. 

Aqui na Um Mais Um, nos encantamos pela beleza e valor cultural das Abayomi e descobrimos que também os Grandes Pequeninos, projeto de Tania Khalill e Jair Oliveira, se encantaram por elas e decidiram aprender - e nos ensinar - a confeccionar essas preciosidades.

Então, que tal aprender e fazer Abayomis para presentear todos aqueles que vocês gostariam que soubessem o quanto são queridos por vocês?!

Os materiais vocês encontram em casa mesmo... o mais legal é reaproveitar roupas e tecidos ja velhinhos ou sem uso, agregando valor e um novo significado a algo que talvez ja esteja la esquecido no cantinho do armário!

Não esqueça de dar seu toque pessoal a ela, fazendo-a ainda mais única!

Confira o video abaixo para o passo a passo! *-*

 
 
 
 
Fontes: Canal Grandes Pequeninos no Youtube
Afreaka
Geledés
Google Images


0 Comentários



Faça seu comentário.




Digite o código: